Quem sou eu

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Castanhal, Pará
Sou professora com graduação em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia Institucional e Atendimento Educacional Especializado - AEE(cursando), ensino noções básicas de LIBRAS para alunos ouvintes e surdos do Ensino Fundamental.

Oficina Metodológica: Inovando Saberes e Práticas



PREFEITURA MUNICIPAL DE CASTANHAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTO
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “PROFª EMÍLIA GIMENNEZ”
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO



ROSIANA DE ARAÚJO AMORIM - professora e intérprete de LIBRAS, Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia Institucional e Atendimento Educacional Especializado.
KÁTIA VALÉRIA – professora da Educação Básica




PERÍODO: 22 a 25 DE Junho de 2010
PÉBLICO ALVO: professores do 1º ao 5º ANO

OFICINA METODOLÓGICA: INOVANDO SABERES E PRÁTICAS


Equipe de sistematização
Maria José Leal quintal – Diretora
Sebastiana Cruz do Nascimento – Vice-diretora
Dinia do Socorro da silva Piedade– Coordenadora Pedagógica
Ana Maria Sampaio – Coordenadora do Conselho Escolar
João Hélio - Secretário


Castanhal/PA
2010
APRESENTAÇÃO

A proposta apresentada nesta oficina foi originada a partir do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE após o estudo e a analise do mesmo, foram traçados Planos de Ação com objetivos, metas e estratégias que visam o desenvolvimento acadêmico dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª “Emília Gimennez” para as séries iniciais (1º ao 5º ano) no intuito de aumentar o IDEB (Índice do Desenvolvimento da Educação Básica). Um dos Planos de Ação a ser desenvolvido é uma oficina metodológica de materiais didáticos nas disciplinas de Português e Matemática com carga horária de 40h/a.
Dessa forma, a Oficina Metodológica: inovando saberes e prática vem contribuir juntamente com os professores pertencentes da referida escola, a partir de seus saberes existentes, técnicas de leitura e raciocínio lógico para dinamizar as aulas de forma a incentivar os alunos na aprendizagem.
Os recursos utilizados nesta oficina têm como objetivo instigar o professor a renovar técnicas e procurar formas de dinamizar suas aulas de forma que o ensino se torne lúdico, criativo e prazeroso para que a aprendizagem significativa aconteça e os objetivos do Plano de Ação sejam alcançados


JUSTIFICATIVA

Ensinar tornou-se um desfio, pois em nossas escolas encontramos alunos desmotivados sem uma visão definida de futuro. A indisciplina, a violência, o desinteresse, a baixa auto-estima são uns dos grandes vilões que assolam as nossas salas de aula. A aprendizagem básica que os alunos deveriam aprender como: ler, escrever e contar está bem abaixo do previsto, muitos alunos passam de séries sem essas noções básicas.
Dessa forma, devemos ficar “atentos, reavaliando sempre que possível, buscando, dentro de nossas possibilidades, novas aquisições. Uma busca que é árdua e infinita, mas também gratificante e produtiva para o educador e de grande valia para o educando”. (FAGALI E VALE, 1993:7)
Devido a essa problemática o IDEB da Escola Emília Gimennez encontra-se abaixo da média Nacional que é de 4,0, segundo dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) de2007, quanto o da escola é de 3,4.
[...] Não nos esqueçamos que a aprendizagem humana é um processo contínuo de transformação e que o educador colabora para o desenvolvimento dos seres humanos que vivem num mundo de mudanças intensas e rápidas. (IDEM)
Com o Plano Desenvolvimento da Educação foi identificado, a partir do critério de eficácia, que os alunos encontram-se com dificuldade nas disciplinas de português e matemática. Dessa forma, foi necessário desenvolver um plano de Ação que vise o desenvolvimento acadêmico dos alunos nestas áreas do conhecimento no intuito de aumentar o IDEB através da Prova Brasil.
O plano de ação permitirá que a aprendizagem de conceitos matemáticos, linguisticos e culturais de uma maneira geral, através de jogos, apresente um melhor desempenho e atitudes mais positivas frente a seus processos de aprendizagem. Todavia, os jogos em sala de aula devem ter um horário dentro de nosso planejamento, que permitia explorar todo o potencial dos jogos, seus processos de solução, registros e discussões sobre possíveis caminhos diferenciados.


OBJETIVOS:
Geral:
• Permitir aos professores, através da utilização de diversos tipos de recursos, o aprendizado de técnicas adaptadas a partir do conhecimento já adquirido para o desenvolvimento acadêmico dos alunos

Específico:

• Dinamizar o trabalho pedagógico;
• Estimular, através de dinâmicas de leitura, formas de interpretação e fixação do vocabulário e a gramática
• Estimular o raciocínio lógico


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


A Oficina Metodológica: inovando saberes e práticas que traz como proposta metodologias que visam dinamizar as aulas tem como subsidio teóricos fundamentadas nas propostas de Fagali &Vale e Ferreira.
Para Fagali e Vale(1993):
[...] Os esquemas tradicionais de aprendizagem separam a aquisição de informações, do desenvolvimento do educando como um todo. Quebrar estes esquemas, tornar o aluno sujeito e construtor do seu processo de aprendizagem, capaz de manipular o conhecimento, ao invés de apenas recebê-lo, é o papel do professor, do pedagogo e da escola. (p.13)
Dessa, forma, ao contrário das posturas tradicionais, a referida oficina servirá pára que o aluno seja mais estimulado a aprender tornando-se sujeito da aprendizagem.
Ferreira (2001) nos dar algumas sugestões de jogos que auxiliarão na construção do conhecimento dos alunos e que precisam ser adaptadas conforme a idade e a série dos alunos e que “o processo educativo escolar pode ser prazeroso”.


PROPOSTAS DE TRABALHO
Língua Portuguesa
• Leitura compartilhada
• Leitura fragmentada
• Leitura subjetiva
• Construção de histórias
• Desenvolvimento do vocabulário
• Organização lógica de um texto
• Desenvolvimento da linguagem oral e escrita

Matemática
• Formas de incentivar os alunos a fazerem conta
• Quadrado mágico
• Sequenciação
• Curiosidades da tabuada dos nove
• Número mágico
• Tabuada cantada
• Músicas



CONFECÇÃO DE MATERIAIS
• Quadro de pregas
• Flanelógrafo
• Alfabeto móvel
• Ábaco
• Tabuada seriada
• Encaixe (sílabas e números)
• Avental para contar histórias
• Cartelas com o alfabeto
• Quebra cabeça de caixa
• Caixa de som (onomatopeia)
• Alfabeto maluco
• Cartelas para a Leitura fragmentada
• Painel para leitura
• Batalha naval
• Cartelas com os numerais
• Televisão
• Quebra cabeça (palavra e gravura)
• Caixa para a história maluca
• Roleta dos Fonemas
• Álbum dos numerais



APRESENTAÇÕES DE VÍDEOS, SLIDE E MÚSICAS
• Slide: A apresentação da oficina
• Slide: Um pouco de prosa pra terminar
• Vídeo: Tabuada dos nove
• Vídeo: Curiosidades da matemática
• Música: A tabuada cantada



TEXTOS PARA REFLEXÃO
• Estratégias
• Sinta orgulho do seu trabalho
• Valorizando o trabalho em grupo
DINÂMICAS
• Formando grupos (grupo de 2, grupo 4, grupo de 3, grupo de 5 etc.)



RECURSOS DO PDE
• Caneta
• Canetinha
• Cartolina
• Clip
• Cola branca
• Cola de contato
• Cola para isopor
• Cola quente
• Colchete
• E.V.A
• Fita durex
• Flanela
• Isopor
• Lápis
• Papel 40 kg
• Papel A4
• Papel cartão
• Papel crafite
• Papel de contato
• Papel Madeira
• Papel Panamá
• Pilot
• Pistola de cola quente
• Régua
• Tesoura
• Tinta para impressora
• TNT
• Tonner para Xerox



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FAGALI , Eloisa Quadros e VALE, Zélia Del Rio. Psicopedagogia Institucional Aplicada: A aprendizagem escolar dinâmica e construção na sala de aula. – Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

MÁRCIA, Ferreira. Ação Psicopedagógica na sala de aula: uma questão de inclusão. – São Paulo: Paulus, 2001.

PROJETOS ESCOLAR Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. Editora Online. Ano 2 – nº 20.

QUEIROZ, Tânia Dias. Pedagogia de projetos interdisciplinares uma proposta prática de construção do conhecimento a partir de projetos. – São Paulo: Rideel, 2011

SARTORETTO, Mara Lúcia e BERSCH, Rita. A educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: Recursos Pedagógicos Acessíveis e comunicação Aumentativa e Alternativa.


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