Quem sou eu

Minha foto
Castanhal, Pará
Sou professora com graduação em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia Institucional e Atendimento Educacional Especializado - AEE(cursando), ensino noções básicas de LIBRAS para alunos ouvintes e surdos do Ensino Fundamental.

Textos reflexivos

ESTRATÉGIAS

Luis Fernando Veríssimo

Um daí desse, um homem cego estava sentado na calçada, junto de seus pés um boné e logo abaixo um cartaz, escrito com giz branco.
Dizia; “Por favor, ajude-me, sou cego”. Um publicitário da área de criação passaa nesta calçada. Ele parou e olhou para dentro do boné, percebeu que tinha poucas moedas.
Sem pedir licença, o publicitário pegou o cartaz, virou-o, pegou o giz e escreveu outro anúncio. Novamente colocou o cartaz logo abaixo do cego e foi embora. Durante aquela tarde, o publicitário passou novamente em frente ao local onde o cego pedia esmola. Agora, o boné já estava cheio de moedas e com algumas cédulas. O cego reconheceu as pisadas do publicitário e lhe perguntou:
_ Foi o senhor quem escreveu no meu cartaz? O que o senhor escreveu?
Ele respondeu:
_ Nada que não esteja de acordo com o seu anúncio, apenas troquei algumas palavras. Sorriu e continuou seu caminho.
O cego nunca soube, mas no seu novo cartaz estava escrito: “Hoje é Primavera e não posso vê-la”. Você já percebeu que quando desejamos algo e isso não acontece é preciso mudar em alguns detalhes? Quem sabe agora chegou a hora de você mudar a sua estratégia? Você está querendo obter algo diferente do que vem obtendo? Se você deseja verdadeiramente ter novas conquistas e não vem alcançando os seus objetivos, mede a sua ESTRATÉGIA. Perceba o que você vem fazendo e o que está obtendo... Se você quer verdadeiramente novas conquistas para sua vida pessoal e profissional comece agora.
Afinal de contas o “SEU” presente e o “SEU” futuro são apenas uma questão de ESTRATÈGIA.



SINTA ORGULHO DO SEU TRABALHO

O trabalho de cada educador é um a das fontes de motivação da educação. por mais simples que seja uma tarefa, devemos nos orgulhar dela. Quando Abraham Lincoln foi eleito presidente dos Estados Unidos, a classe alta americana se chocou. Como poderia um proletário assumir a liderança do país? Um senador fez um comentário irônico.
- Vamos ver se o filho de um sapateiro tem condições de dirigir nosso país...
Ao que Lincoln respondeu:
- Que bom o senhor ter se lembrado de meu pai. Eu gostaria de ser um presidente tão bom quanto meu pai foi um bom sapateiro. Aliás, estou vendo que o senhor está usando um par de sapatos fabricados por ele. Aprendi a consertar sapatos com meu pai, se algum dia os seus apresentarem algum problema, me procure que eu os consertarei.
Não importa o que esteja fazendo, sempre tenha orgulho disso e crie algo especial, porque é nos detalhes que você deixa a sua marca. E a qualidade só é percebida quando nos diferenciamos pelos pequenos detalhes. O reconhecimento de um trabalho bem feito aumenta a motivação. E é disto que as escolas mais precisam de professores e alunos motivados.



VALORIZANDO O TRABALHO EM GRUPO

Cada pessoa é única. Nenhuma é igual a outra.
Como não somos iguais, temos gostos, pensamentos, atitudes, defeitos e qualidades bastantes diversificados. Daí a nossa dificuldade quando temos de nos relacionar com outras pessoas para realizar alguma tarefa.
Um exemplo disso, é o trabalho em grupo. Muitas brigas e discussões, que as vezes até geram inimizades, fazem parte do caminho árduo e sofrido que o grupo percorre até a finalização do trabalho.
Geralmente faltam colaboração e respeito entre os participantes do grupo. Ninguém pode se esquecer de que é um componente do grupo, no qual todos devemter um objetivo em comum: o êxito da tarefa a ser feita. Assim, cada um deve revelar seus dons e utilizá-los da melhor maneira possível para o sucesso do grupo.
Quem tem mais facilidade deve incentivar os outros, para que todos colaborem, desde as idéias e sugestões iniciais, na fase do planejamento, até a elaboração final do trabalho. Este deve ser compartilhado por todos os elementos do grupo, em todas as suas fases. Acordos, desacordos devem ser sempre apresentados com muito respeito para todo o grupo resolver.
O grupo unido deve buscar um consenso, um caminho para resolver suas dificuldades. O trabalho em grupo nos ensina a dividir tarefas, a levar em conta a opinião dos outros e a respeitar os prazos determinados. Esse aprendizado será útil em toda nossa vida de educar.
O trabalho em equipe é muito importante e nos ajuda a crescer! Não devemos nos esquecer de que fazer parte de uma equipe é um desafio, um privilégio que nos gratifica, enquanto pessoa humana.

Fonte: Alegria de Viver




Nenhum comentário:

Postar um comentário